segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bolsa de Valores já tem saída de investidores

A BM&FBovespa registrou, em julho, queda no número de investidores na figura de  pessoa física no mercado de ações, para 598.223 contas. O número é 0,83% menor do que o registrado em junho, de 603.259 investidores. Em 12 meses, o melhor número foi em setembro do ano passado, com 630.895.
As Bolsas do mundo todo estão mal das pernas, isso explica a fuga do pequeno investidor, que perdeu dinheiro. Há um pessimismo em relação aos países europeus e aos EUA, que enfrentam graves problemas de dívida pública e desemprego.  No Brasil, a saída da  Bolsa ocorre também por causa dos juros altos e da inflação. E também receio de um tombo grande por parte dos inexperientes.

O que fazer? /Apesar dos maus resultados atualmente na Bolsa, o economista especialista em mercado de capitais internacional e professor da BBS (Business School), Ricardo Torres, não acha que seja a melhor solução “abandonar o barco”. “É um momento de queda no preço de ações, o investidor vai perder dinheiro se vendê-las”, afirma.
Se o investidor tiver reservas para suportar esse período de instabilidade, o ideal é deixar as ações paradas e até esperar um momento de piora para comprar novas ações. “O Ibovespa [termômetro de negócios da Bolsa] deve cair mais. Quando voltar para os 47 mil pontos é hora de comprar ações mais baratas. O grande truque da Bolsa é comprar em momentos certos”, orienta.  Ele prevê que a Bolsa deve melhorar em 2012.

Ibovespa fechou julho em - 5,74%. Maioria de investidores são estrangeiros (32,73%)

 Dívida pública dos EUA é  de US$  14,58 trilhões, valor que supera o PIB de 2010

Renda fixa comemora juros altos
O Brasil tem os maiores juros do planeta. O Banco Central voltou a elevar a taxa de juros no mês passado, desta vez para 12,5% ao ano. As aplicações em renda fixa, por esse motivo, estão mais atrativas. Os fundos de investimento registraram uma captação de R$ 45,8 bilhões no primeiro semestre, segundo dados da Anbima (Associação Nacional das Entidades do Mercado Financeiro). Mas vale lembrar  que os fundos cobram taxa de administração e podem ter Imposto de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário