sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Copa 2014 atrai tecnologia que vai facilitar a vida do consumidor

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil vai criar negócios muito lucrativos. E a tecnologia está
diretamente envolvida nisso.

Daqui a três anos ela será uma aliada ainda maior das pequenas empresas se todas as inovações
previstas para o país saírem do papel.

Os investimentos previstos somam R$ 70 bilhões, dizem os especialistas. Tecnologia que o
consumidor final vai usar no seu dia a dia.

Deolho nisso,várias entidades e empresas do país, como a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), vão realizar a partir deste mês o ECOM 2011 (Seminário e Workshop Nacional de Comércio, Negócios e Meios de Pagamento), que vai girar pelo país até outubro.

Um dos responsáveis pelo evento, o especialista em marketing estratégico e consultor em comunicação corporativa Marcelo Castro, afirma que cada vez mais os sistemas para negócios e dispositivos são atraentes, com plug & play (funcionamento imediato), fáceis de usar e auto explicativos, como os tablets.

“Imagine você indo numa loja e não precisando ir até o terminal com o vendedor para pedir
um desconto, pois ele poderá mostrar o produto para você em detalhes na porta da loja, dizer se tem estoque e que desconto poderia terdar, instantaneamente. Isso já é possível com os tablets”, exemplifica.

A inovação tecnológica vai trazer também a substituição do trânsito de dinheiro e cheques por meios eletrônicos de pagamentos. Isso, além de evitar assaltos e prejuízos, vai atrair mais clientes que buscam segurança e velocidade.

INOVAÇÃO /Uma das características importantes no cenário de negócios é a inovação constante nos produtos e serviços e também na própria empresa.

O consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio As Micros Empresas de São Paulo), Suemitsu Osada, destaca que a tecnologia é vital para ser inovador. “Para reposicionar a empresa frente às mudanças constantes de mercado, é prioritário que o empresário deva envolver inovação e tecnologia na gestão do seu negócio”, destaca o especialista.

Para inovar, nos próximos anos estão previstos investimentos públicos e privados que vão ajudar as empresas e tornar a tecnologia mais acessível.

Uma das novidades será a telefonia 4G, com velocidade  mínima de 100 Mbit/s a até 5 Gbps. A meta do governo federal é licitar a frequência necessária de 2,5 Ghz até o primeiro semestre do ano que vem.

Isso tornará mais fácil a instalação no Brasil das redes de pagamentos móveis. Paralelo a isso, os tablets de fabricação nacional deverão chegar a partir de setembro, com preços 40% menores.


Site permite venda de cursos e troca de contatos
Um dos exemplos recentes de como usar a internet para agregar clientes e conhecimento é o
site Izzui, que gratuitamente permite às pessoas criarem cursos online interativos.

Francisco Ferreira, diretor de desenvolvimento de produtos da Affero, a empresa responsável
pelo desenvolvimento, conta que desde dezembro mais de 100 cursos já foram incluídos no site.

“A maioria são de pequenas empresas e profissionais liberais. É possível interagir, fazer chats, convidar amigos e agir integrado ao Facebook. Também é possível vender os cursos”, omenta.

A administradora Simone Velozo, 36 anos, foi das pessoas que criou um curso no site. Ela disponibilizou um guia para legalização de empresas, com dicas de documentação e órgãos a consultar. “É uma troca de experiência e também já fiz até agora 36 contatos para minha empresa. A internet é um mar de possibilidades”, afirma.



Use a internet para aumentar seus negócios
+ Uma pequena empresa pode usar as facilidades online para
- Atender seus clientes no canal que lhes convenha 
- Aumentar agilidade e produtividade
- Conquistar novos clientes e novos mercados
- Transformar novas ideias de produtos/serviços em oportunidades de negócio (novos negócios)
Os modelos de negócios mais procurados na internet são:
B2C -  empresa vendendo para consumidor final 
B2B – empresa vendendo para outra empresa
+ Crie, conheça ou venda cursos online
Moodle
+ Outlet Virtual
Nada mais é do que promoções via web ou através de comércio eletrônico. Muita gente pensa que comércio eletrônico é uma “loja virtual”...um e-mail pode ser uma ferramenta de comércio eletrônico.Neste casso específico, na maioria das vezes você é convidado a se cadastrar em um determinado mailing e fica sócio de um clube de compras que promove regularmente promoções de quebra de estoque ou mudança de estação, etc. Em muitos casos, é uma empresa que compra estes estoques e disponibiliza na web com preços promocionais de diversas formas na Web, anúncios, e-mail marketing, promoFacebook etc.
+ Tablets
Foram inventados para se consumir conteúdo e propiciar mobilidade e instantaneidade, que os notebooks não tem. Entre as possibilidades já usadas a leitura de livros, jornais, diversão, jogos, sistema de consultas e pesquisas, entrevistas on line e para serem utilizados para cardápios digitais de Bares e Restaurantes, Folder de Produtos e Serviços, tudo isso online, com mobilidade e dinamismo
+ Pagamentos eletrônicos
No momento os mais difundidos no Brasil são os cartões de crédito e débito, iniciando-se nos próximos meses os pagamentos via celular. Em breve muitas empresas e sistemas de pagamentos estarão chegando ao Brasil, com pen drives que carregam créditos e dispositivos de RFID (chips inteligentes) que permitem receber ou autorizar transações e créditos/débitos e podem ser colocados até no corpo de forma subcutânea
Também existem sistemas que permitem a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando um endereço de e-mail, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário, como o PayPal
O que vem por aí
+ M-Commerce
Trata-se do pagamento de valores através de aplicativos colocados e baixados nos celulares (smartphones) e servem para dispensar e substituir o uso de dinheiro e cartão de crédito/debito. Deve se tratar de uma nova revolução nos próximos meses e deve ser mais interessante para reduzir os custos de cartões de crédito. Os celulares e as companhias telefônicas deverão transacionar dinheiro. Os celulares serão utilizados como meios de pagamentos (móbile payments) e poderão receber créditos para serem gastos, por exemplo, em máquinas de refrigerante onde o interessado digita um numero e envia um código e o produto da máquina é liberado, consumindo os créditos dos celulares ou debitando na conta de telefone do mesmo. Isto também servirá para ingressos em shows, jogos da Copa, pagamento de taxi etc.
+ V-Commerce
É a utilização de vídeos para comércio eletrônico, uma mistura entre entretenimento e comércio.  Ajuda os consumidores na escolha dos produtos.Um exemplo de v-commerce é o site ShopNBC.tv.  A ShopNBC praticamente inventou o conceito de V-Commerce, ou Vídeos no Ecommerce quando surgiu alguns anos atrás nos EUA. Depois de cinco anos usando pesadamente v-commerce, eles descobriram algumas coisas: Vídeos de produtos orientados para vendas têm uma capacidade enorme de aumentar as vendas de um produto na web
Fonte: Sebrae-SP e Marcelo Castro

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