quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Micro empresa é o principal caminho para emprego

De cada cem vagas de emprego formais  geradas em julho deste ano no Brasil, 78 estavam nas MPEs (micro e pequenas empresas). As informações constam em levantamento feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a partir de dados do Ministério do Trabalho.
 Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a marca de 78% é recorde . “A média histórica era 52,3%, mas desde o ano passado vem aumentando. A nova classe média, uma nova população no mercado de consumo, está impulsionando isso”, comenta.

 
Perfil diferente /As MPEs brasileiras se caracterizam por contratar  jovens no Brasil. Muitas vezes são a porta de entrada para o mercado de trabalho.
O  diretor nacional de educação da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa,  afirma  que a MPE também absorve muito pessoal não qualificado para vagas mais sofisticadas ou para indústrias, já que cerca da metade vai trabalhar nos setores de serviços e comércio. “A pequena empresa tem muitos  profissionais generalistas, mas também o trabalhador  é avaliado diariamente. Uma qualidade comum exigida   para o profissional é o bom atendimento ao público”, diz.
Somando os sete primeiros meses do ano, as micro e pequenas empresas criaram 1 milhão e 40 mil  de postos de trabalho formais. Em julho, foram 109 mil empregos, sendo 107,9 mil em empresas de até 4 funcionários.
Comércio e serviços contrataram em julho 46,2% do total de vagas de MPEs

A média de vagas criadas   no primeiro semestre foi de 71% do total geral

Briga é para equiparar salários no Brasil
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ficou irritado ontem ao ser questionado se é natural o salário numa pequena empresa ser menor do que numa grande empresa. “Por quê? Isso é um pensamento errado. Em economias maduras a diferença já é muito pequena. O que determina salário é a produtividade, temos só que melhorar isso no Brasil”, comenta.
Ele destaca que as MPEs precisam avançar em competitividade, inovação,  tecnologia e  melhoria da gestão. “São objetivos que toda a pequena empresa deve perseguir, todos sairão ganhando”, diz.

Força dos pequenos
+ Segundo o Sebrae, no Brasil existem 5,1 milhões de empresas. Desse total, 98% são micro e pequenas empresas
No estado de São Paulo, há cerca de 1,3 milhão de MPEs, que empregam cerca de 6 milhões pessoas em empresas formalizadas
+ Veja quantos Empreendedores Individuais existem por cidades
BAURU 2.922
DIADEMA 2.800
ITATIBA 521
JAÚ 583
JUNDIAÍ 2.189
MARÍLIA 1.955
SANTO ANDRÉ 4.121
SÃO BERNARDO DO CAMPO 4.419
SÃO CAETANO DO SUL 1.009
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2.714
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 4.346
SÃO PAULO 109.174
SOROCABA 4.592
TAUBATÉ 1.824
ESTADO DE SÃO PAULO 332.232

+ Informações para se tornar um empreendedor individual
Fontes: Ministério do Desenvolvimento e Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário